FANDOM

O Graal MG já passou por diversas reformulações de regra. Seguem abaixo os diversos sistemas de jogo do grupo:

  1. Primeiro Manual do Graal - Herdado do Graal RJ, até onde nossas fontes nos permitem dizer.
  2. Manual do Graal 2.0 - Cristiano Guerra (Tião), mas não temos certeza
  3. Manual do Graal 3.0 - Cristiano Guerra
  6. Gaia Live Action Standard System (GLASS) 4 - Flávio Schmidlin (Lua)
  7. Gaia Live Action Standard System (GLASS) 5 - Flávio Schmidlin, Rafael Souto (Leafar) e Cristiano Guerra

Como se observa, o jogo mudou de nome após sua 6 versão, graças a uma mudança drástica no estilo de jogo, e ao enorme impacto causado pelo afastamento do até então Arauto Cristiano Guerra. O grupo decidiu então por produzir um sistema de jogo que pudesse ser utilizado em qualquer lugar, iniciativa que gerou o desenvolvimento dos sistemas de LARP GLASS 4 e GLASS 5, com "pegadas" de jogo extremamente originais para a cena brasileira de LARP medieval fantástico.

O sistema mais recente, GLASS 5, é uma conjunção da abertura para atuação criada pelo GLASS 4 com a praticidade mecânica do Manual 3.5, que herda boa parte de sua concepção dos conjuntos de regra anteriores, mas com determinados cortes, atualizações e ampliações.

Esta mesma política de atualização não foi mantida à partir do GLASS 4, que não tem todas as suas atualizações registradas, mas que difere grandemente de sua concepção original (Embora ainda seja similar o suficiente para ser considerado o mesmo jogo.)

Ela volta a ser relevante no GLASS 5, em que o grupo passa a registrar as atualizações por suas datas de lançamento.